Pacto pelo não desmatamento é assinado em audiência pública

Com a assinatura do Pacto, o município de São João de Pirabas inicia adequação junto ao Programa Municípios Verdes.

Poder público municipal, órgãos estaduais e representantes da sociedade civil organizada estiveram juntos em Audiência Pública realizada pela SEMMA na quinta 22. O evento ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura e teve como pauta a assinatura do pacto de combate ao desmatamento no município de São João de Pirabas.

Requisito indispensável para o município se adequar ao Programa Municípios Verdes(PMV), do Governo do Estado, o pacto é um instrumento pelo qual lideranças locais estabelecem metas na busca da sustentabilidade e combate ao desmatamento no município. Com a assinatura, o município se compromete em atingir 80% do Cadastro Ambiental Rural – CAR até o fim do ano. E para que os pequenos produtores rurais do município seja atendidos com efetividade, a SEMMA encaminhará termo de cooperação para realização de ação conjunta com a EMATER e ADEPARÁ locais. Para Nelly Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), “com a ação conjunta os pequenos produtores rurais serão os principais beneficiados, já que obterão o CAR sem custos”. Alan Amorim, secretário de Meio Ambiente, definiu o momento como “a oportunidade de todos unirem forças no sentido de termos um município que cresce sem exaurir seus recursos naturais”. O secretário também garantiu que já está articulando junto a SEMAS/PA e o PMV a realização de capacitação ao CAR em São João de Pirabas.

Todos saíram da reunião certos de que presenciaram um momento histórico, a partir do qual as demandas ambientais do município receberão atenção especial.