Criança Feliz – Coordenação apresenta programa nas vilas de Santa Luzia e Nazaré

0

A coordenação do programa Criança Feliz, ligado ao centro de referências da assistência social (CRAS) realizou visitas às unidades do programa no interior, Santa Luzia (31/05) e Nazaré (07/06). Na oportunidade a coordenadora do programa, Tatiane Martins, apresentou às famílias as condicionalidades do programa e o seu funcionamento a partir dos objetivos e diretrizes.
Segundo Tatiane Martins, o programa Criança Feliz, instituído do ano de 2016 tem como objetivo estimular o crescimento da criança num ambiente familiar que promova seu desenvolvimento integral. “é o desenvolvimento da criança através do lúdico, mas não o brincar pelo brincar”, enfatiza a assistente social.
As famílias atendidas pelo programa contam com o auxilio dos visitadores, que interagem com os cuidadores das crianças, orientando-os no saber brincar. Nesse caso, as brincadeiras na primeira infância servem para estimular a criança a desenvolver suas faculdades psíquicas, uma vez que a ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais.
O programa atende grávidas, crianças de 0 a 3 anos que recebem bolsa família, e de 3 a 6 anos que recebem o BPC. Também estão inclusas crianças de 0 a 6 anos que estão em abrigos.
Outro aspecto positivo do programa, segundo Tatiane Martins é que as famílias não precisam investir em brinquedos convencionais, basta usar um pouco da criatividade e aproveitar os recursos disponíveis, como os próprios utensílios de casa ou reaproveitar materiais que seriam descartados no meio ambiente como o papelão e o pet.
Atualmente o programa Crianças Feliz atende 300 famílias, dispondo de 7 visitadores na sede do município, 1 em Nazaré, 1 em Japerica e 1 em Santa Luzia.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade